Os navegadores Internet Explorer 9 e Firefox 4, os mais populares do mundo, ganharam novas versões. O trabalho de desenvolvimento da Mozilla e da Microsoft foi intenso: o IE e o Firefox perdem mercado na guerra dos browsers e, para piorar, veem o Chrome numa evolução muito rápida e estabelecendo novos padrões. Tem mais um complicador: os internautas estão descontentes (e, alguns, furiosos) com as falhas que o Firefox 3.6 e o IE8 têm.
A enorme pressão em cima dos engenheiros da Mozilla e da Microsoft funcionou: eles criaram versões mais velozes e bonitas que as anteriores. Agora, com os dois prontos, fica a pergunta: qual deles tem o melhor desempenho? Confira abaixo os resultados dos testes do INFOlab.
[Baixe os navegadores IE9 e Firefox 4 no Downloads INFO]
Inicialização
Neste teste, o INFOlab verificou, com a ajuda de um cronômetro eletrônico, quanto tempo cada browser precisava para inicializar e carregar uma página web default – no caso, o site da INFO.
Firefox 4: 3,4 segundos
Internet Explorer 9: 3,4 segundos
Vencedor: empate
Consumo de memória
O teste registrou o consumo de memória RAM de cada um dos navegadores – com apenas uma aba aberta e com o site da INFO carregado. O Firefox, que era um voraz consumidor de memória RAM, ganhou a briga, já que foi cerca de 10% melhor que o Internet Explorer 9.
Firefox 4: 55 MB
Internet Explorer 9: 66 MB
Vencedor: Firefox 4
O teste mede a compatibilidade do navegador com os padrões web (como SVG, DOM, CSS3, entre outros). Nenhum dos dois navegadores alcançou a nota máxima.
Firefox 4: 97 de 100 pontos possíveis
Internet Explorer: 95 de 100 pontos possíveis
Vencedor: Firefox 4
Testa a compatibilidade do navegador com os recursos do padrão HMTL5. O Firefox, desde a versão 3.6, se sai bem neste teste e repete a história com o Firefox 4. O IE9, apesar da Microsoft garantir que o software está totalmente dentro do padrão HTML5, se saiu muito mal no desafio.
Firefox 4: 240 pontos
Internet Explorer 9: 130 pontos
Vencedor: Firefox 4
O Peacekeeper mede vários recursos dos navegadores, entre eles a capacidade de processar vídeos, games online e páginas pesadas. No teste, o IE9 mostrou que o seu recurso que usa o hardware para processar aplicações multimídias na web está melhor do que o do Firefox.
Firefox 4: 3807 pontos
Internet Explorer 9: 4830 pontos
Vencedor: Internet Explorer 9
O teste calcula quanto tempo o motor JavaScript demora para processar e carregar as páginas web. O IE9, que deu um grande avanço no motor JavaScript, supera o Firefox 4 no teste com muita facilidade.
Firefox 4: 318 milissegundos
Internet Explorer 9: 271 milissegundos
Vencedor: Internet Explorer 9
Conclusão: o Firefox levou a melhor no duelo com o IE9 feito no INFOlab. O browser da Mozilla, segundo os testes, está mais preparado para enfrentar os padrões da web. Inclusive os novos, como o HTML5.
Os testes revelaram que o navegador da Mozilla não é o mais rápido para carregar websites com games ou ricos em animação (Flash ou HTML5). A Microsoft, que investiu muito dinheiro para os engenheiros melhorarem o IE, não só se aproximou como passou o Firefox nesta parte de processamento multimídia. Mas o domínio deve ser temporário, já que a Mozilla costuma fazer mais atualizações no browser do que a Microsoft.