sábado, 12 de maio de 2012

Será Que Temos Maturidade Profissional?


Tava Dando uma olhada no blog de meu colega de comunidade no linkdelin http://rsobsb.com/2012/05/07/voce-tem-maturidade-profissional-sera-que-tem-mesmo/?goback=.gde_960897_member_114009281
E resolvi copiar a reflexão do professor Paulo Campos sobre maturidade na profissão.

É possível acelerar a maturidade?

Um fator essencial que impacta no desempenho dos profissionais é a maturidade. Acredito que você já tenha ouvido essa frase: Somos contratados pelas competências técnicas e demitidos pelas competências comportamentais. Muitos jovens profissionais quando são expostos a um grau de decisão mais complexo ou a uma situação de grande pressão tendem a não saber o que fazer, e pior, acabam se comportando de maneira infantil ou agressiva. O primeiro sinal de maturidade é descobrir que o botão de volume também vira para a esquerda!

Podemos dizer que a maturidade psicológica equivale a um grau de adaptação de um indivíduo ao seu próprio ambiente. É a forma como uma pessoa responde ás circunstâncias que indica seu grau de maturidade. Um dos maiores ganhos da maturidade é a perda dos medos juvenis. Os problemas continuam existindo, mas são mais fáceis de serem contornados.

Existe uma curva natural de maturidade desenvolvida ao longo da vida, mas isso não é regra. Independente da idade o desenvolvimento da maturidade esta relacionada a 3 dimensões e seus respectivos indicadores:

  • Consciência de si: estabilidade emocional, autoconsciência, autoconfiança e tolerância ao estresse;
  • Consciência do outro: empatia, habilidades sociais, uso do poder e da autoridade e flexibilidade;
  • Consciência da organização: diplomacia, responsabilidade, abertura à mudança, sabedoria e política.

Diante da escassez de talentos, muitas empresas buscam profissionais mais maduros e experientes, a fim de ganhar e manter vantagem competitiva. Muitas vezes precisamos acelerar a maturidade através de um processo monitorado pelo líder direto do profissional, RH e às vezes, um coach. Inicialmente é realizada uma avaliação 360° com os respectivos indicadores de maturidade e daí se escolhe com quais indicadores serão trabalhados durante o processo de desenvolvimento. São também planejadas ações práticas que coloquem o jovem líder a vivenciar e conhecer os seus limites e suas reações. Portanto, desenvolvemos a maturidade através do autoconhecimento, por situações de aprendizado na prática e feedback constante e informal.

Aqui vai uma Dicaduka: a maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência. Você começa a perceber que sua preocupação com os outros é maior que com si mesmo. Errar é humano, tropeçar é comum. Ser capaz de rir de si mesmo é maturidade.

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Autor: Professor Paulo Campos

terça-feira, 8 de maio de 2012

sábado, 5 de maio de 2012

Simulados Para Certificações, Cisco, Itil, LPI, Microsoft e Outros, De Graça



Os Simulados você pode encontrar no site: www.transcender.com,esta iniciativa tem ajudado jovens do mundo da informática a treinar suas habilidades antes de fazer as provas para certificações. A empresa Kaplan que é a responsável pela manutenção do site e esta mesma tem como empresas parceiras a Microsoft, Cisco, Vmware, Algumas distribuições Linux, Oracle e muitas outras.

Dentre os simulados mais baixados estão MCP e MCSA da Microsoft, os dois módulos CCNA da Cisco, Cert EXO-101Cert das normas ITIL e os 2 módulos das certificações LPI, acesse o site e treine sua certificação.