A prática de
desbloquear celulares não é ilegal, e o que me fez pesquisar e escrever a respeito foi o fato de ter visitado ontem um site chamado Bloqueio Não, que tem como intuito divulgar um manifesto contra a prática de algumas operadoras em bloquear os celulares para não aceitar a utilização de chips de outras operadoras.
Não trabalho com desbloqueio de celulares, então afirmo que não sou expert no assunto, mas comentários e dúvidas serão bem-vindos, farei o possível para ajudar.
Para dar início ao
tutorial ao desbloqueio do celular, deve-ser fazer o
download do Crux Unlocker v5.0, programa que é uma calculadora necessária para os cálculos de desbloqueio.
Obs. Faça uma busca no Google para baixar o Crux Unlocker v5.0.
Instale o programa e execute-o. Percebe-se que é tudo muito simples e de fácil entendimento. No exemplo de tutorial é utilizado o Nokia N-Gage QD, mas pode ser feito com qualquer modelo.Para começar o desbloqueio, é preciso antes saber o IMEI do celular. Para isso, digite o código *#06# e vai aparecer na tela, ou olhe na parte traseira, atrás da bateria.
ALERTA: NUNCA passe o IMEI do seu aparelho para ninguém. Com este código, o seu aparelho poderá ser facilmente clonado.Selecione a fabricante do seu aparelho celular e depois selecione o modelo. Logo abaixo, digite o IMEI do seu celular e selecione o país e a operadora.
No programa vai aparecer todas as operadoras: TIM, CLARO, OI, VIVO e etc.Obs.: Na operadora TIM, aparecem 3 descrições: TIM, TIM NEW1 e TIM NEW2. Para saber qual operadora escolher faça o seguinte:
- Verifique uma série de números em seu chip, deverá começar com 8955XX onde XX representa o código da sua rede.
02 = TIM
03 = TIM NEW 1
04 = TIM NEW 2
- O número 02 corresponde ao nordeste, centro-oeste e sudeste (exceto SP).
- O número 03 corresponde á São Paulo.
- O número 04 ao sul (PR, SC, RS) e ainda MS.
Após inserir todos os dados, clique em “Calculate“. No lado direito irá aparecer alguns códigos:
Observe na imagem, que o programa gerou 7 códigos. É destacado os dois que realmente vão importar para o desbloqueio do aparelho. O primeiro código, que foi destacado na cor preta, é o código padrão. Apenas com ele na maioria das vezes o aparelho é imediatamente desbloqueado, não fazendo necessário a utilização do código destacado em vermelho, que é chamado de Master Code. Anote os dois códigos e desligue o seu celular.
Agora, retire o chip da operadora e ligue o celular novamente. Como possuímos apenas 5 tentativas, utilize o código #pw+***************+1# (Para gerar os algarismos P, W e +, basta apenas segurar a tecla *). Caso o celular não desbloqueie, tente com o código #pw+***************+7#. Se o celular ainda não estiver desbloqueado, reveja todos os passos e tente novamente. Lembrando que você só tem 5 tentativas para tentar desbloquear. Após estourar o limite, seu celular será desbloqueado apenas via hardware (cabos, etc).