TV de Plasma – histórico e funcionamento:
O plasma é considerado o quarto estado da matéria. Difere dos outros estados – líquido, gasoso e sólido – por ser um gás ionizado, formado por átomos ionizados e elétrons, em concentrações quase iguais, comportando-se de maneira quase neutra. Estima-se que quase 99% da matéria do planeta estejam em estado de plasma.
As principais características do plasma são a tendência a manter-se neutro eletricamente e a emissão de luz que ocorre sempre que se aproxima de algum campo elétrico. Desde a década de 30, o plasma vem sendo estudado pela ciência. Em 1994, os japoneses utilizaram o plasma em terminais de vídeo plano, era a origem da TV de plasma.
A TV de plasma funciona com minúsculos bolsões de gases superaquecidos, entre dois painéis de vidro. Ao entrar em contato com a eletricidade, o plasma formado pelos gases ionizados estimula o fósforo da parede interior dos bolsões. Dessa forma, a luz é emitida em cada ponto da tela individualmente até gerar a imagem.
TV LCD – histórico e funcionamento:
O LCD – liquid crystal display ou monitor de cristal líquido – é composto por cristais líquidos que reagem à energia elétrica. O cristal líquido foi descrito pela primeira vez em 1988 e é um estado da matéria entre o sólido e o líquido. O cristal líquido que constitui os monitores LCD é formado por moléculas alongadas que podem alinhar-se paralelamente seguindo uma direção, através de um campo elétrico, por exemplo.
As moléculas de cristal líquido também apresentam cores fortes que se alteram sob variações de temperatura, pressão, campo elétrico e magnético. Em um monitor LCD, os pontos da tela são preenchidos por cristais líquidos que controlam a passagem de luz. A iluminação vem de trás da tela, é o backlight, uma lâmpada branca e brilhante, que fica acesa o tempo todo.
TV de Plasma ou LCD? Como escolher?
Ambas surgiram por conta da transmissão de TV digital que irá aumentar consideravelmente a resolução dos programas exibidos. Resolução é a palavra que define a quantidade de informação que a tela pode exibir. A imagem é formada na tela linha a linha e ponto por ponto. E o que importa para o padrão HDTV (high-definition television / televisão de alta definição) é a quantidade de pontos. Para tecnologias digitais como a TV de Plasma e LCD utiliza-se o pixel como medida da resolução.
Alguns aparelhos vem com resolução nativa, então se você quer qualidade máxima de imagem, escolha aquele com resolução nativa igual a que você for usar na maior parte do tempo. As emissoras de televisão utilizam resoluções diferentes umas das outras. Confira a resolução das emissoras que você assiste com frequência maior.
Tanto a TV de plasma como a TV de LCD apresentam características próprias que devem ser utilizadas como benefícios.
Características da TV de Plasma:
- Emite menos luz, portanto não é indicada para ambientes externos ou bem-iluminados, porque suas imagens ficam mais opacas. Justamente por isso, suas cores são muito mais vivas.
- A gama de cores é maior e a fidelidade em sua reprodução é melhor também. Para ambientes controlados e com luz ajustada, o desempenho é melhor.
- Para aplicações como home theater, a TV de plasma é excelente, porque ela permite enxergar detalhes em cenas de filmes. O contraste da imagem é maior. Como os pixels são formados individualmente, a correção das cores é perfeita.
- Para TV aberta e DVD, a imagem da TV de plasma tem mais qualidade. Conteúdos em baixa resolução acabam apresentando falhas numa tela LCD, que é muito nítida.
- Apresenta maior ângulo de visibilidade.
Características da TV de LCD:
- Como emite mais luz, é uma boa opção para ambientes claros porque o LCD não é reflexivo e absorve bem a luz.
- A tela de LCD costuma ser mais leve e fina.
- Já está pronta para o formato HDTV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário