sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Gestão de TI

Tecnológico

O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. É de sua alçada avaliar os sistemas de informação, segurança e bancos de dados, implementar sistemas de automação no gerenciamento da informação nas instituições e determinar estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também são de responsabilidade desse tecnólogo o diagnóstico de disfunções de sistema, a implementação de rede de intranet, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para isso, ele deve estar sempre em dia com as novas tecnologias de informação e com os novos softwares do mercado.

O mercado de trabalho

Em razão da necessidade crescente de as empresas de todos os portes implementarem programas de informatização para otimizar seus negócios e aumentar sua competitividade, esse tecnólogo tem um mercado promissor e com grande margem de crescimento. O setor bancário também demanda o profissional, principalmente para atuar na implantação, operação e manutenção do software ERP (Enterprise Resource Planning), voltado à gestão do negócio. Como os concursos públicos exigem o bacharelado, as vagas se concentram mais nas empresas privadas. O que não significa que esse especialista não possa ser prestador de serviços para estatais, como a Petrobras, que oferecem muitas oportunidades. "A procura por este tecnólogo é maior nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, que concentra as maiores empresas do setor de tecnologia da informação", afirma Oscar Fontanini de Carvalho, diretor da Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, no interior de São Paulo. Segundo ele, há boa procura pelo profissional também na capital de Pernambuco, onde se localiza o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.). "O C.E.S.A.R. é um polo de desenvolvimento de softwares que tem atraído empresas para a cidade e, com isso, aberto vagas para profissionais de TI", afirma Carvalho. Ele acrescenta que leva vantagem na disputa por uma vaga o tecnólogo que tiver no currículo cursos complementares às áreas de governança, qualidade, gerenciamento de projetos e certificações.

Salário inicial: R$ 910,00 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo).

O curso

Existem no Brasil cerca de 100 escolas que oferecem cursos ligados à Gestão de Tecnologia da Informação, focados em várias áreas. A maioria habilita o aluno na elaboração, implementação e administração de sistemas de informação de dados. Alguns têm foco maior em segurança, outros, na criação de softwares personalizados, soluções específicas para cada empresa. O manejo de informações no sistema Linux, de licença gratuita, também é matéria de vários programas de gestão. Os cursos com ênfase em gestão de negócios habilitam o aluno na criação de sistemas específicos para a administração.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão da Tecnol. da Inf. (infraestrutura de tecnol. da inf.); Gestão de Sist. de Inf.; Gestão de Tecnol. de Inf.; Gestão em Sist. de Inf.; Gestão em Tecnol. da Inf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário