terça-feira, 25 de setembro de 2012

Parque Tecnológico Da Bahia

Inaugurado no dia 19/09/2012 o Parque Tecnológico Da Bahia. O Parque Tecnológico da Bahia coloca-se como o centro de convergência do sistema estadual de inovação. Poder público, comunidade acadêmica e o setor empresarial vão trabalhar de forma integrada e cooperativa, com foco no desenvolvimento de produtos e processos que tenham impactos regionais positivos e relevantes. A unidade nasce como um centro irradiador da inovação, congregando os principais agentes dinamizadores voltados à geração de ideias e soluções criativas.

Com a implantação coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, o empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias. O Parque Tecnológico terá sua estrutura dividida em três eixos centrais:

  • Eixo da Inovação, que vai operar como instrumento de atração de empresas;
  • Eixo da Tecnologia, que abriga a esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas;
  • Eixo da Ciência, que envolve a estratégia de fortalecimento da produção científica.

O Parque Tecnológico da Bahia foi concebido para ser uma referência arquitetônica, urbanística e ambiental. Todo o projeto recebeu um cuidadoso tratamento paisagístico, preservando parte da cobertura da Mata Atlântica e o seu relevo. Neste primeiro momento, o projeto tem uma área inicial de 581 mil m2, mas já está previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano a expansão para 1,1 milhão de m2. A localização na Avenida Paralela, uma das mais importantes de Salvador, coloca este equipamento próximo de centros de pesquisa e universidades que já atuam na Bahia, além de facilitar o acesso ao empreendimento.

A infraestrutura conta ainda com uma rede de dados de alta velocidade integrada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com capacidade de 10 GB/segundo. O empreendimento tem ainda espaço para a divulgação e popularização das ciências, como uma Escola de Ensino Científico, um Parque Ambiental e o Mundo da Ciência – local para exposições relacionadas à Ciência, Tecnologia & Inovação.

Um dos grandes diferenciais do empreendimento é o fato de ele contar com um PDDU – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano próprio. Todas as construções propostas para o Parque Tecnológico vão ter que ser enquadradas nestes requisitos que formam um guia para a organização espacial. São referências apontadas desde o primeiro momento que estabelecem a face institucional do empreendimento, esclarecem o papel das entidades gestoras e de todo o sistema de governança. Este sistema erguido em bases transparentes e estáveis dá também segurança às empresas interessadas em participar, já que é possível prever como esta complexa estrutura funciona. Este conjunto amplo de diretrizes e estratégias para a implantação e gestão de projetos que sejam agregados ao conjunto tem como meta transformar o panorama científico, tecnológico e produtivo da Bahia. É a partir dele que o Estado passa a ter uma nova cultura de inovação e desenvolvimento econômico.

Um dos pressupostos para um parque tecnológico ter sucesso é que esteja vinculado, ao menos, a uma instituição de ensino superior. Na Bahia, a opção estratégica foi não restringir o parque e colocá-lo num local neutro que permitisse a ligação com todas as instituições do Estado, da União. Não estando fisicamente em nenhum campus já existente, cria-se um novo campus que agrega unidades avançadas de todas as instituições, o que vai dinamizar o sistema de inovação. Todas as instituições são parceiras do parque e têm papel atuante no processo de implantação.

Noticia extraída do site da secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia.

Linguagem Clipper

Aprenda uma linguagem cujo o nome é clipper que foi feito para ambiente DOS, basta clicar no link e fazer o download da apostila.

http://mais.me/download/XNVOUT2592012123920 

sábado, 22 de setembro de 2012

terça-feira, 18 de setembro de 2012

MS-DOS

Inicialmente criado pelo engenheiro Tim Paterson e logo depois comprado pela Microsoft por apenas $50.000 o QDOS viera a se tornar MS-DOS, feito para operar entre processadores de 8 bits criados naquela época. Existe 18 versões do MS-DOS que vão desde PC-DOS 1.0 até a versão 6.1.7601 dos atuais windows 7.

Clique na palavra DOS logo abaixo para fazer o download, para você aprender mais sobre essa linguagem de sistema de disco.

DOS

sábado, 8 de setembro de 2012

Vídeo Aulas Redes De Computadores Part 1

Como alguns frequentadores do Portal GSTI podem ter notado, aos poucos, estamos abrindo espaço para temas técnicos na área de TI e dando suporte a leitores que muitas vezes buscam material para estudos com diversos fins, inclusive concursos públicos.

A seguir disponibilizo diversos materiais livres, recomendados por colegas ou encontrados em pesquisas na web, todos relacionados a noções básicas sobre redes de computadores. Espero que atenda a sua necessidade!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. CURSO COMPLETO DE REDES
Em primeiro lugar, gostaria de indicar o conteúdo que merece maior destaque: curso de redes completo oferecido pela CECIERJ. Esta fundação disponibiliza cursos de nível superior gratuitamente online (confiram o site!). Basta acessar os links abaixo para fazer os cursos de Redes I

Redes de Computadores I
Aula 001
Aula 002
Aula 003
Aula 004
Aula 005
Aula 006
Aula 007
Aula 008
Aula 009
Aula 010
Aula 011
Aula 012
Aula 013
Aula 014


Extraída Do Portal GSTI

Song Play Redes De Computadores












terça-feira, 4 de setembro de 2012