sábado, 22 de outubro de 2011

Help Desk

Aqueles que têm como objetivo no plano de carreira atuar na indústria de TI – se forem recém-formados, profissionais de nível inicial ou até mesmo se estiverem migrando de alguma outra profissão – sempre têm a mesma questão inicial: Por onde eu começo?

A preocupação é legítima. Os primeiros passos que você dá assim que se lança na carreira no campo da tecnologia tem um papel preponderante de direcionar o caminho profissional que você percorreu até então. Também é necessário construir uma fundação sólida de habilidades e experiências previamente para que você possa preparar-se para responsabilidades adicionais e oportunidades de avançar pela estrada.

Então, o que é ideal para um primeiro emprego? Freqüentemente, as carreiras de TI começam pelo help desk. A área de suporte continua bastante aquecida na medida em que as companhias continuam a expandir suas operações e a investir em tecnologia para suportar seu crescimento.

Além disso, o lançamento de novos sistemas e produtos nunca pára – a atualização do novo Windows 7 e o Office (2010) que o acompanha é um bom exemplo – o que significa que existe uma sólida necessidade por especialistas que ajudem os usuários finais em suas dificuldades com as aplicações e hardware de que dependem.

Mais importante do que isso, o trabalho como help desk pode colocar você em posição vantajosa para um futuro crescimento na área de TI. Abaixo, algumas razões disso.

Desenvolvimento de habilidades específicas
Profissionais de help desk trabalham com aproximadamente todos os sistemas que uma companhia usa ou vende. Isso inclui os sistemas operacionais – aplicações, redes, internet, hardware e periféricos. Em uma função de suporte técnico, você pode adquirir um conhecimento profundo e real dessas tecnologias, o que é fundamental para profissionais com pouca ou nenhuma experiência.

Essa longa exposição permite que você não somente construa suas habilidades específicas, mas também a determinar com quais tecnologias você tem realmente prazer de trabalhar.

Desenvolvimento de habilidades genéricas
Não resta dúvida de que habilidades técnicas bem desenvolvidas são essenciais para qualquer profissional de TI, mas isso não significa que elas são tudo o que você precisa para fundamentar uma carreira de sucesso. Os executivos buscam cada vez mais funcionários que também tenham fortes habilidades de relacionamento interpessoal, como comunicação, resolução de problemas e de liderança.

Essas habilidades chamadas de “genéricas” podem ser aprendidas durante a execução da atividade de help desk. Pense nisso: atuar passo a passo na localização de defeito de configuração de um servidor proxy com uma pessoa que não tenha familiaridade com os sistemas de e-mail faz com que você desenvolva habilidades de comunicação. Se você mantiver a calma e a capacidade comunicativa quando atender a um chamado de alguém estressado, pode melhorar ainda mais seu tato e sua diplomacia.

Potenciais de crescimento
Talvez a melhor parte da função de help desk seja o fato de que freqüentemente é possível melhorar a habilidade e experiência obtida para assegurar uma posição de alto nível. Muitos administradores de rede, web e e-mail, por exemplo, começaram em suporte técnico. Além disso, muitas oportunidades de promoção existem dentro do help desk por si só.
Em grandes empresas, profissionais de Tier 2 ou Tier 3 são chamados para exercer funções de supervisão, treinamento e assistente júnior de técnicos de help desk. De acordo com Robert Half Technology 2007 Salary Guide, a média norte-americana de salários iniciais para gerentes de help desk é entre 62,5 mil dólares e 88,25 mil dólares este ano.

Diferentemente da maioria das áreas de TI, que exige conhecimentos extremamente especializados, o help desk requer que os profissionais estejam familiarizados, ao menos de forma genérica, com um grande número de tecnologias. Se você cresceu entre computadores ou é um guru técnico não oficial entre seus amigos, atuar em help desk pode ser o caminho certo para começar sua carreira na área de TI.




Leia mais no Oficina da Net: Help Desk é o primeiro passo para uma carreira em tecnologia

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