blog para pessoas que se interesam em tecnologias e serviços.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Como Escolher A Sua Máquina Fotográfica
Se você está pensando em comprar uma câmera fotográfica, pode ficar confuso na hora de escolher o modelo. Há uma grande variedade de produtos, com diversas características e funções. A Revista Americanas.com resolveu dar uma mãozinha e conversou com um especialista no assunto, o fotógrafo Flávio Salomão, um dos pioneiros na utilização da fotografia digital em publicidade. Seus trabalhos já foram divulgados com produtos das maiores empresas do país, inclusive na Americanas.com. Flávio explicou as principais diferenças entre as câmeras disponíveis no mercado e deu algumas dicas para a hora da escolha. Confira:
Comprar uma câmera convencional ou uma digital?
A principal diferença entre os dois modelos é o sistema de captura. Nas câmeras convencionais o sistema projeta a imagem em um filme fotográfico. Já no sistema digital, essa mesma imagem é projetada sobre um sensor (CCD) que a transforma em sinais digitais e a armazena em um dispositivo próprio.
As principais vantagens que as câmeras digitais apresentam sobre as convencionais são a capacidade de se poder conferir a imagem projetada praticamente em tempo real e a grande capacidade de armazenamento de imagens que elas possuem.
No entanto, é preciso ficar atento ao consumo de baterias. Apesar de recarregáveis, o consumo da energia das baterias de uma câmera digital é alto. Ao adquirir um equipamento digital, é aconselhável também a compra de uma bateria e um cartão de memória extra. Já em uma câmera convencional, o filme fotográfico e as baterias podem ser adquiridos em qualquer banca de jornais.
O que levar em conta na hora de escolher uma Câmera Digital?
Na Americanas.com, as câmeras digitais estão subdivididas por resolução (quantidade de megapixels). Mas, além da resolução, há outros fatores que fazem muita diferença, como a sensibilidade e a luminosidade.
A luminosidade da câmera é definida pela abertura (representada pela letra F) e a sensibilidades do CCD (o ISO, conhecido também como ASA nas câmeras convencionais). Se você faz muitas fotos internas, dentro de casa, em ambientes onde a luz natural não é abundante, câmeras com a Abertura maior e o ISO maior são indicadas, pois evitam o uso do flash a todo momento e dão maior liberdade ao fotógrafo.
Tratando-se de máquinas automáticas (digitais ou não), é muito comum imagens internas saírem borradas ou escuras. Isso acontece justamente pela falta desses recursos no equipamento. Com esses dois fatores serão possíveis inúmeras combinações de luminosidade, tornando as imagens muito mais nítidas e charmosas.
Com ou sem Zoom?
A capacidade de zoom óptico é outra característica importante na hora de fotografar. O zoom não se limita apenas a aproximar os motivos mais distantes, mas também para acertos no enquadramento da imagem sem a necessidade do deslocamento do corpo.
No caso das câmeras digitais, existe a possibilidade do zoom digital (normalmente, há indicações dos dois tipos de zoom na descrição da câmera). Esse recurso consiste basicamente na ampliação da imagem por meio de um software. Esse tipo de ampliação resulta em perda de qualidade na captura, então podemos entender que quanto mais zoom digital utilizamos em uma imagem, menor será sua definição.
Com o zoom óptico isso não acontece, pois o efeito não ocorre via software, mas sim pelo deslocamento das lentes do equipamento entre si.
Para que você quer uma câmera?
A aplicação da câmera também é um ponto importante. Não adianta uma pessoa que costuma percorrer grandes áreas (como atrações turísticas, trilhas, etc) adquirir uma câmera completa, mas pesada. É importante lembrar que o equipamento precisa ser transportado. Um equipamento grande pode causar inúmeros transtornos. Muitas vezes a simplicidade ao fotografar pode dar a oportunidade de captar momentos únicos.
Se o fotógrafo gosta de retratar a família ou situações onde o motivo da foto seja de fácil acesso, ele já pode optar por uma câmera mais completa e com muito mais recursos.
As câmeras compactas são mais indicadas para aqueles que não possuem tanto conhecimento em fotografia e/ou aqueles que estão preocupados em apenas registrar o momento de forma simples e rápida, sem a necessidade de ficar fazendo cálculos e acertos.
O que são as Câmeras Reflex?
Elas se destinam a um público mais preocupado em obter imagens de excelente qualidade. São mais confiáveis e versáteis. Possuem mais recursos que as câmeras compactas, como ajustes manuais para diferentes situações além dos recursos automáticos já existentes. Mas a grande diferença é o modo como a visualização antes do disparo é feita.
Nas câmeras compactas, a visualização de como a foto irá ficar no visor corresponde a uma simulação da captura real que será feita na câmera. Muitas vezes vemos a imagem de uma maneira e após fotografarmos notamos que ela está diferente do enquadramento que você tinha anteriormente. Nas câmeras Reflex, a imagem que você tem na pré-visualização é fiel à imagem que será capturada, tanto no enquadramento como nos ajustes pré-determinados.
Na maioria dos modelos Reflex, você ainda tem a possibilidade de efetuar a troca do sistema óptico, adequando novas lentes de acordo com sua necessidade. Já nas compactas é possível apenas "acoplar" um acessório sobre o sistema óptico já existente, o que diminui a luminosidade do conjunto e limita a utilização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário