Nunca houve uma Copa do Mundo tão sofisticada em termos da divulgação do evento. A tecnologia digital está na mão de todos e, no fim das contas, acabou criando dor de cabeça para quem detém direitos exclusivos de transmissão. No Brasil, entretanto, teremos que nos contentar com a transmissão televisiva em HD (alta definição) e com a cobertura via internet, onde teremos ao nosso dispor uma vastidão de informações jamais vista nesse evento.
Aqui na terrinha, a Fifa fechou acordo com a Rede Globo, o Cinemark e a Golden Goal Sports Ventures, representante da empresa suíça Aruna Media (arunamedia.com), que tem a exclusividade pelos direitos 3D não-televisivos.
Essa parceria permitirá a exibição em 3D de oito dos jogos da Copa em 25 salas de cinema da Rede Cinemark em Rio, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, além de em eventos externos exclusivos para patrocinadores.
A previsão é que sejam exibidos todos os jogos da seleção brasileira, incluindo a final e a disputa de terceiro e quarto lugares. A supervisão-geral da recepção do sinal via satélite e a retransmissão para as salas de cinema ficarão a cargo da Rede Globo.
- Assistir a seleção em 3D será uma experiência única. O telespectador terá a sensação de estar dentro do estádio. Na Copa de 2014, os brasileiros certamente estarão bem mais próximos desta nova tecnologia. Na Copa de 2014, os brasileiros certamente estarão bem mais próximos desta nova tecnologia - prevê Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia.
Ainda não está confirmado, mas a Fifa deverá transmitir os jogos via web em seu site oficial, tal como fez a UEFA com os campeonatos europeus dois anos atrás. A motivação dessa iniciativa é favorecer os países mais pobres, onde a oferta de streams de vídeo via celular ainda esbarra na fraqueza das redes locais.
A Aruna usará tecnologia francesa SENSIO 3D (sensio.tv/en) no processamento profissional de sinais estereoscópicos, uma técnica que não depende de codecs e cujos criadores montaram a primeira rede para transmissão ao vivo de eventos 3D para cinemas digitais no mundo inteiro.
Será promovida também pela Fifa a Fan Fest em sete cidades ao redor do mundo (Berlim, Londres, Cidade do México, Paris, Rio, Roma e Sydney), proporcionando a milhões de pessoas - usando óculos passivos com polaróides em espaços abertos - a emoção de assistir aos jogos em 3D como se estivessem no estádio.
Mas lá no exterior é que a coisa vai ser irada mesmo. Quem tiver celular à altura poderá ver os jogos via stream de vídeo; e quem tinha bala na agulha, comprou uma TV 3D e mora em um dos países contemplados com transmissão ao vivo, poderá ver mais de um terço das partidas ao vivo em três dimensões.
Dos dez estádios da Copa, cinco deles - em Johannesburg (dois estádios), Durban, Cidade do Cabo e Port Elizabeth - terão, cada um, sete montagens duplas de câmeras de TV HD (high definition = alta definição) da Sony modelo HDC-1500R (vide bit.ly/3dcopa ).
E como isso tudo vai funcionar? Simples: três conjuntos duplos de câmeras ficarão atrás dos gols, mas não tão altos quanto as câmeras convencionais, e sim mais ou menos à altura dos olhos de um homem de estatura média, justamente para dar o efeito 3D da bola batendo na rede. As outras quatro montagens duplas ficarão no nível do solo, ao longo das laterais do campo.
Planeja-se também usar em campo um aparato estereoscópico Steadicam ( bit.ly/stdcam ), uma montagem estabilizada para câmeras que isola os movimentos do operador dos da câmera, permitindo uma imagem sem tremida.
O aparato terá link via rádio com o estúdio, numa montagem que junta câmeras gêmeas em um só corpo. Além disso, a transmissão convencional 2D precisará de mais 40 câmeras em cada estádio (em geral, são "apenas" 32).
Até agora, a Fifa já vendeu contratos de imagem 3D para transmissão de TV ao vivo para Coreia, Espanha, EUA e Japão. Até a Copa, outras emissoras ainda devem entrar na lista.
No mundo dos dispositivos móveis, a americana ESPN transmitirá ao vivo via celular 56 partidas, via ESPN Mobile TV e VCAST Mobile TV. Outras emissoras móveis do país transmitirão as pelejas em espanhol: Galavision, Telefutura e Univision.
A inglesa BBC transmitirá os jogos para espectadores domésticos por meio de uma app de iPhone. Aliás, a chuva de apps para o smartphone da Apple ligadas à Copa 2010 é absolutamente torrencial.
Para a transmissão ao vivo dos jogos em 3D, a Fifa precisou se preparar tecnologicamente para produzir e transmitir conteúdo tridimensional, em parceria com a Sony.
Também na onda do evento, o videoclipe "Waka Waka" (This Time for Africa - goo.gl/SPcM ), o hino oficial da competição, interpretado pela cantora Shakira e pela banda sulafricana Freshlyground, será lançado em 3D.
Caminhões de imagensA Host Broadcast Services ( hbs.tv ), responsável pela parafernália 3D da Copa, encomendou dois caminhões-estúdio repletos de última geração da Telegenic ( telegenic.co.uk ). Custando cerca de US$ 8,3 milhões cada uma, as carretas 3D têm 16 metros de comprimento. Elas foram especificamente projetadas para processamento estereoscópico de sinais de TV. A Telegenic já havia fornecido caminhões-estúdio para a cobertura esportiva da British Sky Broadcasting (BSkyB) em 3D.
Os sistemas de câmeras 3D foram fornecidos pela 3ality Digital ( 3alitydigital.com ). A empresa é famosa pelas engenhosas montagens de câmeras convencionais de alta-definição em posições lado-a-lado ( bit.ly/3lateral ) e ortogonal com meio-espelho ( bit.ly/ 3ortogonal ), com os dois sinais misturados por meio de um equipamento Sony MVS-8000G Vision Mixer.
- Nossa montagem 3D de câmeras possui um controlador remoto para as lentes, que utiliza Inteligência Artificial para resolver o antigo problema de selecionar e manter os planos focais, definindo quais componentes da imagem estarão presentes no primeiro plano, no plano médio e no plano de fundo - explica Steve Schklair, CEO da 3ality, ao site "Media Technology Intelligence". - Nosso sistema se adapta às imperfeições dos mecanismos e das lentes, que, sem controle, reduziriam a qualidade, causariam cansaço visual e aumentariam os custos de produção.
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