O Centro de Comando do Serpro (Serviço Federal de Processamento de
Dados) em São Paulo, que monitora mais de 4 mil serviços de TI do
governo federal junto com os centros do Rio de Janeiro e Brasília, acaba
de passar por uma modernização e conta agora com uma solução de video wall.
Trata-se de uma parede de telas composta por um conjunto de monitores
de LED, formando um grande painel, que também pode ser setorizado.
O novo recurso possibilita a exibição simultânea de informações de
diferentes fontes sobre a qualidade dos serviços e infraestrutura que o
Serpro fornece a órgãos do governo federal. São exemplos desses serviços
a hospedagem e disponibilidade de sites utilizados por cidadãos,
empresas e governo, como o site Receita Federal, o Portal ComprasNet e o
Portal dos Convênios (Siconv).
Com o video wall, cada integrante da equipe do Centro de
Comando passa a ter, além da visão do seu segmento de atuação, uma
percepção global dos demais setores monitorados. Essa melhor monitoração
garante mais agilidade na resolução de incidentes e ainda viabiliza o
trabalho proativo de identificação de situações que podem vir a se
tornar problemas. Por exemplo, um grande aumento de acessos à página de
consulta de restituição do Imposto de Renda, quando detectado
rapidamente, permite à equipe aumentar a infraestrutura dessa aplicação e
impedir que a página saia do ar, evitando a indisponibilidade do
serviço ao cidadão.
Missão Um Centro de Comando tem como objetivo
garantir a infraestrutura necessária para um trabalho de monitoração
integrado e sinérgico entre equipes, visando a agilidade no tratamento
de incidentes, a melhora da qualidade dos serviços e a confiabilidade no
fluxo de informações. Em 2014, os Centros de Comando do Serpro no Rio
de Janeiro e Brasília também serão modernizados.
Lembrando que a Serpro é que gerência o site do SEFAZ e da Receita Federal, como também toda VPN (com propósito fiscal) de empresas clientes para com o governo.
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