Cargos
O desenvolvimento de um moderno e comercialmente viável game envolve uma ampla variedade de habilidades e uma equipe especializada. Tipicamente uma equipe de desenvolvimento hoje em dia inclui:
- Produtores - Responsáveis pela coordenação geral do projeto
- Designers - Responsável por projetar a jogabilidade, o conceito, regras e estruturas do game
- Artistas - Responsáveis pelo grafismo do jogo. Cria a representação visual dos personagens, cenários e objetos presentes no game.
- Programadores - Responsáveis por gerar o código em linguagem de programação que irá dar vida ao jogo.
- Engenheiros de som – Responsáveis pela sonorização do game
- Testadores - Responsável por analisar o game e documentar defeitos de software. Este processo faz parte do controle de qualidade no desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Fases de produção
- Pre-produção - A idéia de como o jogo será, pode ser um conceito livre através de idéias dos próprios desenvolvedores, ou um conceito encomendado de algum publisher. Nesse processo são desenvolvidos vários protótipos, alguns pontos do projeto são adicionados, modificadosou eliminados.
- Produção - A produção principal do jogo em si, são definidos calendários para a conclusão de cada etapa
- Milestone - Pode ser associado a versões betas que geralmente são mostradas em feiras e conferências.
- Testes - Parte onde se fazem testes para a correção de bugs do jogo, geralmente é testado o jogo de todas as maneiras possíveis
- Manutenção - Mesmo após os testes podem ocorrer aparições de bugs ao longo do tempo, o período de manutenção varia muito com o estilo do jogo, jogos online geralmente ficam em fase de manutenção durante toda a sua vida.
Plataforma
O desenvolvimento de jogos também depende da plataforma a qual o jogo irá rodar, existem plataformas de máquinas de arcade, consoles de mesa, consoles portáteis, computador e celulares.
- Arcade - Geralmente são máquinas exclusivas para jogos que podem ser totalmente adaptadas para apenas um jogo específico.
- Consoles - Apesar de serem máquinas feitas com objetivo exclusivo para jogos, elas não podem ser customizandas como os arcades e tem um hardware limitado o que pode tornar mais fácil a questão da portabilidade, mas também pode limitar os recursos do desenvolvimento.
- Computadores - Maquinas genéricas onde na teoria pode-se ter recursos ilimitados, o principal desafio é criar jogos que possam ser rodáveis com a maioria dos computadores da atualidade.
- Dispositivos móveis - Plataformas como celulares, que geralmente tem o poder de processamento mais fracos dos hardwares, o principal desafio é fazer com que os jogos se comportem da mesma forma em celulares com características diferentes, por isso geralmente os jogos de celulares são desenvolvidos em plataformas sobre máquinas virtuais que possam rodar em várias máquinas com um só código.
Nenhum comentário:
Postar um comentário